Rosângela Jobim

Head Ensino Fundamental I

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Duis nec lectus a tortor gravida fermentum et sit amet dolor. Nunc eleifend massa eget ligula iaculis venenatis. Donec facilisis diam non erat imperdiet aliquet. Sed tincidunt mauris imperdiet rutrum hendrerit. Etiam a risus interdum quam scelerisque malesuada ut id est. Etiam efficitur erat sed tortor fermentum auctor. Praesent vitae metus porta,

Na Educação Infantil do nosso colégio, acreditamos numa forma de ensino que proporcione um desenvolvimento holístico. Isso significa que o nosso trabalho pedagógico aborda as áreas cognitivas, físicas e emocionais com base no desenvolvimento de competências e na maturidade da criança.

Desse modo, todo o trabalho pedagógico é planejado a partir das percepções, da realização de ações concretas, experiências e vivências, para que as nossas crianças desenvolvam suas potencialidades com tranquilidade e respeito. São diversas atividades como cantar, desenhar, pintar, recortar, movimentar, que consideram, também, o desenvolvimento social e emocional da criança, além de enfatizar o desenvolvimento de sua autonomia.

A escola também oferece o Acompanhamento Vespertino para as crianças a partir do Infantil III com diversas atividades pedagógicas no contraturno. O Acompanhamento Matutino é ofertado para as crianças a partir do Infantil IV.

Grade Curricular

Os campos de experiência trabalhados dentro das competências no dia a dia escolar das crianças de 2 a 6 anos são: competência social, autocompetência e proficiência.

Competência social

A competência social é definida como a capacidade que as crianças têm de desenvolver relações positivas com adultos e outras crianças. Ao interagir, a criança constrói seu próprio modo de agir, sentir e pensar. Enquanto vive suas experiências sociais, ela constrói percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, e percebe que é um ser individual e que faz parte de uma sociedade.

O desenvolvimento da competência social faz a criança valorizar sua identidade, reconhecer as diferenças que nos constituem e respeitar o outro.

Autocompetência

Essa competência descreve o cuidado da saúde física e emocional, de fazer escolhas e também de assumir a responsabilidade das próprias decisões e atos. Trata-se de saber fazer escolhas e usar a liberdade para construir um projeto de vida, com intenções e aspirações. A autogestão é a capacidade de tomar decisões com responsabilidade, autonomia e consciência crítica, levando em conta as consequências de decisões pessoais na esfera coletiva. O aluno desenvolverá resiliência para enfrentar situações que surgirão já na idade escolar, gerando resultados positivos também para a vida adulta.

Proficiência

Desde muito pequenas, as crianças tentam se situar em diversos espaços (em casa, na escola) e tempos (hoje, ontem, amanhã). Elas também demonstram curiosidade a respeito do mundo físico (de seu próprio corpo, dos animais, das plantas, das mudanças na natureza, de diferentes tipos de materiais e possibilidades de manipulação). Por isso valorizamos, na Educação Infantil, a promoção de vivências nas quais as crianças possam observar e explorar seu entorno.

Além disso, é importante que a criança tenha oportunidade de falar e ouvir, potencializando sua participação na cultura oral. Quando escuta uma história, participa de uma conversa, de brincadeiras e atividades individuais ou em grupo, a criança se constitui ativamente como um ser individual e social.

Carga Horária

Manhã

25 aulas semanais
07h30 às 12h

Tarde

25 aulas semanais
13h às 17h30

Componentes Curriculares

Linguagens

A língua alemã é o principal idioma na Educação Infantil e sua introdução é feita através de músicas, histórias, diálogos com as professoras, apresentação de vocabulário e comandos do dia a dia.

No nosso cotidiano, desenvolvemos os seguintes aspectos voltados ao desenvolvimento da linguagem:

• Comunicação, entendimento e expressão
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação
  • Capacidade de expressão e criatividade
  • Capacidade de memória e reprodução

Matemática

• Desenvolvimento do raciocínio lógico
  • Traços, sons, cores e formas
  • Capacidade de memória e reprodução

Ciências

• Observação da natureza e sociedade
  • Festividades envolvendo cultura e conhecimento
  • Experiências e vivências sensoriais

• Música
  • Traços, cores e formas
  • Coordenação visomotora e motora fina (materiais, ferramentas e aparelhos)
  • Capacidade de expressão e criatividade

Educação Física

• Psicomotricidade
  • Coordenação motora
  • Percepção corporal

Identidade e Autonomia

• O eu, o outro e nós
  • Comunicação e expressão
  • Resolução de problemas e conflitos
  • Autonomia e autoconfiança

Projetos

A partir do planejamento das professoras na Educação Infantil, oferecemos às crianças diversas atividades desenvolvidas por meio de projetos e temas geradores. Tais projetos levam em consideração as percepções, experiências e vivências de cada criança.

Temos, também, outros projetos mais específicos:

Projeto de raciocínio lógico – Blocos Lógicos

Incentivo à leitura – momentos e atividades na biblioteca

Alimentação saudável

Para saber mais sobre os princípios pedagógicos e atributos desenvolvidos na Educação Infantil, clique aqui e leia o texto sobre os fundamentos do IB neste nível.

Estrutura

A Escola possui amplas salas de aula, laboratórios de Química, Física e Biologia, sala de Informática, marcenaria, ateliês de artes e cerâmica e cozinha experimental. Oferece também biblioteca multimídia, ginásio de esportes, parques infantis, teatro, refeitório e lanchonete e ambulatório médico

Bosque

Ginásio de Esportes

Informática

Laboratório de Informática, além de ser usado nas aulas curriculares, está disponível durante o dia, em horários programados para que os alunos desenvolvam seus trabalhos.

Laboratórios

Playground